O objetivo de uma dieta é o de perder massa gorda e/ou de ganhar massa magra, a dieta quando é feita adequadamente se torna uma grande aliada ao corpo e organismo, porém sozinha ela não é capaz de muitas mudanças, por isso é extremamente importante que além da dieta, atividades físicas sejam realizadas com regularidade.
Existem alimentos que devem ser incluídos na rotina alimentar, assim como os que podem ser eliminados, lembrando que o exagero é um dos piores inimigos do corpo, pois por mais benéfico à saúde que determinado alimento possa ser, ele poderá cedo ou tarde ser prejudicial caso consumido em quantidades acima do normal.
Cuidar da saúde sempre é a melhor “dieta”, mas pra isso é importante que existam metas. O simples fato de se atentar aos detalhes do dia a dia poderá fazer com que você se policie e gere excelentes resultados em seu corpo.
Tipos
São várias as receitas que podem ser encontradas e recomendadas para uma nova dieta. É importante ressaltar que para ganhar massa muscular com qualidade, o processo costuma ser árduo e um tanto quanto demorado, pois quando a promessa é de ganhar músculos de forma milagrosa e quase que instantaneamente, além de propostas tentadoras de queimar gordura em poucos dias, desconfie, pois tais características podem ser muito perigosas ou pouco efetivas, fazendo com que você perca tempo e dinheiro ou pior, a própria saúde. Por isso não acredite em resultados instantâneos.
Tenha objetivos a curto e a longo prazo, pratique exercícios físicos, tenha um médico acompanhando seus progressos, sue a camisa e se alimente adequadamente, essa é a melhor dieta e controle do corpo que você poderá ter.
Mulher vs Homem
As dietas para ganhar massa muscular são diferentes para mulher e homem. As variações existem, mas correspondem muito mais a outros fatores do que propriamente ao sexo da pessoa em si. As principais diferenças ficam por conta dos ciclos menstruais das mulheres, na TPM, as mulheres podem ter mais fome, além de outras características que afetam o humor e o corpo como um todo, causando inchaço e outros sintomas. Já na gravidez também é necessário controlar a alimentação de uma forma diferenciada devido aos cuidados extras com o feto.
Tirando as circunstancias citadas, a dieta, tal como a reposição de líquidos no organismo, pode ficar muito parecida entre os sexos, dependendo exclusivamente da quantidade e impacto das atividades físicas realizadas, idade, peso, situação da saúde e outros aspectos semelhantes que não influenciam tanto entre homens ou mulheres.
Alguns cuidados
Citamos constantemente aqui no blog que hábitos ruins prejudicam as pessoas de diversas maneiras, tais como o ato de fumar e o de beber, tais hábitos são inimigos de qualquer dieta ou melhor, de qualquer tentativa de ter uma vida saudável.
Abuse das oportunidades para praticar exercícios físicos, tanto a musculação quanto os demais esportes, além das possibilidades de consumir alimentos saudáveis, sem muitos açúcares e gorduras.
Não é necessário se privar completamente do churrasco do final de semana, com direito a cervejinha e as delicias da culinária, entretanto, evite exageros, pois a longo prazo esses abusos podem se tornar sérias dores de cabeça que podem até mesmo ser irreversíveis.
Alguns passos para uma dieta efetiva
Se atualmente você não está em nenhuma dieta alimentar, não perca mais tempo e inicie alguma agora mesmo. O primeiro passo é planejar.
Rabisque em um papel em branco qual atividade física você gostaria de fazer, você pode escolher entre muitas modalidades existentes, tal como academia, futebol, vôlei, artes marciais, natação. Qualquer uma das opções poderá fazer com que você perca massa gorda e ganhe massa magra. Depois de definir a atividade, veja a sua disponibilidade durante a semana para praticar, tente pelo menos três vezes na semana, tenha isso como um compromisso.
Consulte um nutricionista para te passar uma dieta completa de acordo com o estudo de suas necessidades, evite as dietas que eliminam muitos nutrientes, tais dietas podem causar fraquezas e até mesmo problemas mais graves.
Documente. Marque, escreva, fotografe tudo que puder, seu corpo mudará, seu peso e inclusive sua mente, isso poderá servir de motivação para que você siga em frente.
Tenha metas. Com as metas bem definidas você saberá onde quer chegar, por exemplo, você quer alcançar seu peso ideal em 2 meses. Seu peso ideal é X, o que precisa fazer para concluir essa meta e etc.
Liste as necessidades e execute-as.
Muitas pessoas tem como meta ganhar massa magra sem perder massa gorda, ou seja, engordar, crescer, essa também é uma dificuldade encontrada nos dias de hoje, por esse motivo todos possuem necessidades específicas que devem ser tratadas particularmente, procure um profissional capacitado, que seja de sua confiança, e comece hoje mesmo a ter uma vida balanceada e regrada por alimentos saudáveis e a prática de atividades físicas sob medida.