O corpo é abundante de glutamina, presente nos músculos, tem um papel fundamental para o metabolismo das proteínas. Quando a glutamina é utilizada na suplementação, existe um auxilio direto contra a destruição muscular, o que garante um melhor ganho de massa para quem diariamente levanta peso em busca de um corpo malhado.
Glutamina - Como funciona?
Produzido nos músculos e distribuído pelo sangue aos órgãos do corpo, a glutamina viaja pelo organismo auxiliando principalmente o sistema imunológico. O corpo, quando estressado, o que ocorre também em doenças, tende a ficar menos resistente, nessa fase a glutamina pode até esgotar e é muito importante que sejam aumentadas as doses para servir de combustível para células enfraquecidas no organismo.
Após sessões de atividades físicas envolvendo repetições e esforço do corpo, os músculos ficam debilitados e entram em um processo de perda de massa muscular e os níveis de glutamina também são drasticamente reduzidos. A suplementação com glutamina diminui essa quebra de tecidos, além de também poder aumentar os níveis do hormônio do crescimento.
Glutamina - Quanto tomar?
Uma quantidade adequada de consumo de glutamina está por volta de 10g por dia, o que é suficiente para repor a quantidade perdida em atividades físicas, além da criação de uma rotina alimentar balanceada.
Não são constatados efeitos colaterais causados pela glutamina, pois se trata de um aminoácido já presente e essencial para o corpo humano.
Sempre consulte um profissional e veja como anda sua saúde e qual a melhor quantidade para consumir determinada substância. Caso existam efeitos colaterais com o consumo de qualquer substância, vá imediatamente ao médico.
Glutamina – Onde encontrar?
Como a glutamina é produzida pelo próprio corpo humano, a fonte e potencialização da produção de glutamina estão presentes em determinados tipos de alimentos, tal como carne de animais, fontes de laticínios (leite, iogurte, queijo) e fontes de vegetais, tal como feijão, repolho, beterraba, espinafre, couve, trigo e salsa. Os alimentos são recomendados para pessoas que praticam atividades físicas regularmente, sem treinos competitivos de alto impacto e que desgastam o corpo a ponto de ocorrer catabolismo que prejudique o atleta em alguma competição.
Para atletas de maior desempenho, que praticam atividades diariamente e querem agilizar o processo de crescimento e definição, existe a suplementação de glutamina, assim como outros suplementos já citados no blog, tal como a whey, a maltodextrina e os BCAA’s. A glutamina pode ser encontrada nas melhores lojas de suplementos de sua cidade e também na internet, o preço pode variar da quantidade e marca do produto.
Sem efeitos colaterais comprovados, além de não engordar, a glutamina pode ser encontrada em outros suplementos, em quantidades reduzidas.
Consulte um profissional da área antes de incluir novas substâncias em sua rotina, sua performance física e saúde como um todo poderão ser aprimoradas quando você utiliza a ciência a seu favor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário