quarta-feira, 14 de maio de 2014

Dicas importantes sobre o Óleo de Cártamo



É um óleo extraído da semente de uma planta chamada de Açafrão-bastardo (Carthamus Tinctorius L.), também conhecida como “cártamo”. Sendo usado já há bastante tempo suas sementes para a coloração e aromatização de alimentos, de medicamentos e para fazer alguns corantes amarelos e vermelhos (cartamina).

Mas estudos atuais revelaram que o óleo de cártamo é um anti-oxidante natural (isto é, uma substancia que evita a formação de radicais livres, os causadores do envelhecimento celular) que quando usado na alimentação ou como complemento combate o colesterol ruim (LDL) e acelera o metabolismo provocando a queima de cordura acumulada, ajudando a combater a obesidade.

As formas de uso do óleo de Cártamo


É ideal consumir alimentos antioxidantes, pois a saúde ficará mais resistente. Existem diversos alimentos antioxidantes como o tomate, a couve, a laranja, entre tantos outros destacamos o óleo de cártamo, extraído da semente de Açafrão.

O óleo de cártamo surgiu no mercado como mais um componente auxiliar no emagrecimento, já que acelera o metabolismo favorecendo a queima de gordura acumulada.

Qualquer pessoa pode consumi-lo, porém sua ingestão como remédio com objetivo de perder peso deve ser prescrita por médico ou nutricionista, após ser observado e considerado as necessidades de cada pessoa, pois consumir um alimento, seja ele qual for em excesso também causará danos a saúde.

É encontrado no mercado em forma de cápsulas ou como próprio óleo, e deve ser consumido na sua forma natural, sem aquecê-lo e pode ser usado para regar a salada, por exemplo.

Seus componentes e benefícios


O óleo de cártamo possui em suas propriedades a presença de ômega 9, ômega 6 e vitamina E.

Entre seus benefícios citam-se:

  • Ômega 9 e ômega 6 previnem problemas cardiovasculares
  • Vitamina E combate câncer, envelhecimento celular e arteriosclerose
  • Previne e trata a diabetes mellitus tipo 2
  • Acelera o metabolismo, queimando gordura
  • Provoca a sensação de saciedade
  • Diminui as taxas de colesterol
  • Apresenta propriedades anti-inflamatórias, reduz a celulite
  • Melhora a definição muscular
  • Aumenta a força muscular

Alguns alertas e recomendações sobre o óleo de cártamo


O óleo de Cártamo apareceu no mercado substituindo o Ácido Linoleico Conjugado ou CLA, o qual era muito usado para o emagrecimento mas devido a não apresentar eficácia comprovada, em 2007 foi proibida sua venda no Brasil pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Porém em alguns lotes de óleo de cártamo já foi constatado a presença de até 70% de CLA, sendo necessário um cuidado e pesquisa detalhada do local onde se irá comprar o produto, para não comprar óleo de cártamo falsificado.

Porém, é preciso a orientação médica para o uso de óleo de cártamo como suplemento; também é necessário uma alimentação saudável e equilibrada e a prática de exercícios físicos; pois ele é um tipo de gordura que apresenta cerca de 9 calorias em cada grama. 

Logo, se for consumido em excesso e não tiver controle alimentar nem atividade física regular, poderá ganhar peso em vez de emagrecer. Assim, faz-se um alerta para o seu uso com moderação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário