Se você é praticante de musculação ou de outro tipo de atividade física e, deseja começar a consumir a caseína para obter melhores resultados nos treinos, confira a seguir algumas informações sobre esse suplemento de proteína.
Para que a caseína é indicada?
Antes de saber para que esse suplemento é indicado, é importante saber que a caseína é uma das proteínas do leite e representa 80% do total de proteínas encontradas no leite fresco. Por ser mais estável e possuir uma absorção mais lenta, ela é indicada para quem deseja promover melhores resultados em termos de ganho muscular. No entanto, por ter essas características, a sua absorção prolongada é mais benéfica ao longo do dia, ou seja, as proteínas são absorvidas à medida que são necessárias e não de uma vez.
Antes de iniciar a suplementação com caseína, o praticante de atividade física precisa saber que quando as necessidades de proteína são altas (antes e logo após o treino) o mais recomendado é consumir uma fonte de proteínas de rápida absorção. Nesse caso, o whey protein, por ser um suplemento que possui mais de um tipo de proteína, oferece mais vantagens que a caseína, já que tem uma ação mais variada.
Benefícios da caseína
Os suplementos alimentares de caseína possuem alto valor biológico, por isso eles são eficientes na redução da decomposição das fibras musculares para utilizar as proteínas como energia. Por esse motivo, o principal benefício dessa proteína é a manutenção da massa muscular, ou seja, manter a massa magra adquirida. Além disso, já que as proteínas são absorvidas mais devagar, ao longo do dia, elas são liberadas de acordo com as necessidades protéicas de cada pessoa.
Vale lembrar que o resultado vai depender muito do tipo de alimentação e da rotina de treinos de cada pessoa. No entanto, a caseína diminuirá a perda de massa muscular decorrente de longos períodos sem fazer uma alimentação adequada. Para conseguir melhores resultados no ganho de massa muscular o ideal é usar o whey protein após treino e a caseína antes de dormir, pois dessa forma é possível aumentar o desenvolvimento muscular e manter a massa magra adquirida, respectivamente.
Contraindicações e efeitos colaterais
Os suplementos a base de caseína não são indicados para pessoas com autismo e síndrome de Asperger. Além disso, por ser uma proteína retirada do leite, pode causar reações adversas em pessoas com intolerância à lactose. O seu consumo em excesso também pode causar náuseas, diarréias e vômitos.
Atenção!
Por ser uma suplementação indicada para atletas, a caseína não pode ser consumida por pessoas que se exercitam somente nos momentos de lazer ou com exercícios leves, pois nesses casos, apenas uma alimentação equilibrada já é o suficiente. Vale lembrar que nenhum suplemento alimentar, inclusive a caseína, substitui uma alimentação equilibrada. Além disso, o seu consumo deve ser indicado e supervisionado por um nutricionista ou médico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário