sábado, 17 de maio de 2014

Conhecendo melhor os Hipercalóricos



As vezes, a busca pelo corpo perfeito torna-se exaustiva!

Horas de treino por semana, dietas, corridas, suplementos e, quando perdemos aquele quilinho que está incomodando já é motivo de festa! Afinal, muitos começam a treinar para, além de melhorar a saúde, perder peso.

Pois bem, não pensem que essa dificuldade é só de quem precisa emagrecer; engordar também pode ser um grande desafio algumas vezes! Um bom exemplo são os Endomorfos: pessoas magras que tem dificuldade em ganhar peso.

Como seu organismo é naturalmente mais acelerado, a queima de calorias é feita com mais facilidade e, consequentemente, perdem peso mais efetivamente em treinos exaustivos e consomem mais energia muscular. Assim, quando o ganho de massa magra ocorre, é em menor quantidade e em um processo mais lento do que um Mesomorfo, por exemplo.

O peso ideal é uma tarefa difícil de alcançar para diferentes tipos físicos.

No caso dos Endomorfos, é recomendada uma dieta rica em gorduras boas, carboidratos e (para dar um “up”) suplementos hipercalóricos, dos quais falaremos hoje.

O que são Hipercalóricos 


Hipercalóricos são suplementos compostos de carboidratos, proteínas, aminoácidos de alto nível glicêmico, vitaminas e outras gorduras essenciais para uma dieta balanceada. Alguns possuem ômegas 3 e 6, antioxidantes importantes para o organismo.

Os carboidratos dos hipercalóricos fornecem energia para ser gasta durante o treino, evitando a perda natural de energia muscular e de calorias em exercícios de longa duração.

Suplementos que contenham hipercalóricos são indicados para quem está iniciando a rotina de treinos e está abaixo do peso ideal. Eles têm a função de fornecer energia para ser gasta durante o treino, evitando a perda de calorias e energia do usuário.

Também destinado a atletas que praticam artes marciais e outras atividades físicas que resultam em grande perda calórica.

Há uma grande discussão sobre o funcionamento do hipercalórico; afinal, ele auxilia no aumento de massa muscular ou apenas no aumento de peso?

Geralmente, depende de quem o usa: uma pessoa pode ganhar peso bem distribuído com o hipercalórico sem praticar exercícios, como também pode ganhar gordura localizada. No caso da segunda opção, é necessária uma auto-avaliação: se você perceber o aumento de gordura em áreas indesejadas, interrompa o uso ou inicie uma atividade física urgentemente!

Como usar


Como o hipercalórico deve ser usado apenas naquela fase em que há necessidade real de ganhar peso, há algumas indicações para uso eficaz:

- Depois de atingir o peso desejado, ele deve ser imediatamente substituído por outra proteína de treino (como a wheyprotein, que é menos calórica), pois devido a seu alto nível de Maltrodextrina, pode ocorrer um aumento maligno no nível glicêmico.

- É recomendado que as doses sejam tomadas ao acordar (para evitar o catabolismo) e cerca de 30min antes dos treinos. Caso não faça uso de outras proteínas, também pode ser consumido após o treino.

O shake pode ser feito com água ou leite desnatado.

- Ao escolher uma marca de hipercalórico, é necessário avaliar a quantidade de carboidratos, gorduras e calorias por porção recomendada. Os melhores são os que possuem menos açúcar.

Em alguns casos, também pode ser feito em casa. Aqui vai uma receita bem simples:

Hipercalórico Caseiro:


Ingredientes:
2kg de farinha de aveia
1kg de achocolatado
500g de Whey Protein (a sua escolha)
500g de amendoim

Preparo:


Bater o amendoim no liquidificador até que vire uma farinha. Em seguida, misturar todos os pós com uma colher. Guardar em um pote ou saco plástico e consumir em doses, como a proteína comum.

Sempre lembrando: o hipercalórico é indicado com uma dieta balanceada e a avaliação física deve ser feita por um nutricionista, assim como a indicação do melhor produto a ser consumido.

Bem, espero ter esclarecido as duvidas sobre os Hipercalóricos! Eles realmente contribuem MUITO para o aumento de peso saudável.

Comentários de atletas que façam uso são bem vindos!

Até mais e bons treinos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário