Quem faz musculação e deseja conquistar o corpo dos sonhos, precisa buscar a ajuda de um nutricionista antes de decidir fazer uma suplementação. Tomar algum suplemento alimentar indicado por um profissional, é fundamental para conquistar seus objetivos com a prática da musculação. Entre os suplementos mais usados por praticantes dessa modalidade esportiva, podemos destacar a arginina.
Indicação da arginina
Os suplementos a base de arginina são muito indicados para quem faz musculação, pois ela é um aminoácido que pode faltar em nosso organismo, e quando é usada em maiores quantidades, ajuda a estimular a liberação de hormônios de crescimento. Esse tipo de suplementação também pode ser indicada para pessoas que têm baixa produção de arginina no organismo, já que a sua falta pode causar perda de cabelo, cortes e feridas que tem lenta cicatrização, fígado gordo, constipação intestinal, além de inflamações na pele.
Por ser um aminoácido essencial para o nosso organismo, ou seja, em condições normais, o organismo consegue sintetizá-la, porém, em alguns períodos, é necessário obtê-la por meio da dieta. Por esse motivo, os suplementos de arginina são mais indicados para atletas que praticam musculação, já que essa substância ajuda no crescimento da massa muscular, e ainda reduz o período de recuperação entre os treinos, aumenta a força e o desempenho durante os exercícios.
Benefícios da arginina
Os suplementos alimentares a base de arginina proporcionam muitos benefícios para os atletas que praticam musculação de forma regrada. O principal benefício desse aminoácido para os atletas é o crescimento do músculo. No entanto, a arginina também estimula a liberação de hormônio do crescimento (GH) e provoca o metabolismo da gordura, ajudando a preservar a massa magra. Além disso, esse suplemento para musculação ainda aumenta a aptidão e a força durante os exercícios. Veja abaixo, alguns benefícios da arginina que se destacam:
- Ajuda a construir a massa muscular magra
- Pode inibir o armazenamento de gordura
- Promove a cicatrização eficaz
- Deixa o corpo com níveis saudáveis de colesterol
Efeitos colaterais
Assim como outros suplementos alimentares, os de arginina também possuem alguns efeitos colaterais. No entanto, esses efeitos podem aparecer somente se a pessoa consumir a arginina em excesso ou sem fazer um acompanhamento com um profissional capacitado. Se essas recomendações não forem seguidas à risca, o consumo desse suplemento pode trazer diversos riscos à saúde do atleta. Um dos riscos dessa substância para homens é a ocorrência de impotência sexual.
Mas, os riscos do consumo irresponsável de suplementos de arginina não param por aí. O seu uso incorreto também pode prejudicar pessoas com problemas respiratórios, como a asma, pois o seu consumo pode provocar crises de asma. Além disso, ela pode causar outros efeitos negativos no organismo do atleta como baixa pressão arterial e problemas sanguíneos.
Vale lembrar que pessoas que possuem problemas renais ou hepáticos só podem fazer o uso dessa proteína com uma orientação médica. Caso contrário, o seu consumo pode trazer sérios riscos à saúde. Portanto, a arginina, ou qualquer outro suplemento alimentar, deve ser consumida com cautela e responsabilidade, pois tudo o que é em excesso é prejudicial à saúde. Além disso, antes da beleza a saúde deve ser colocada em primeiro lugar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário