segunda-feira, 26 de maio de 2014

Suplementos Multivitamínicos - Dicas e benefícios




Olá atletas e leitores queridos!


Hoje estou aqui para dar mais uma “ajudinha” aos treinos de vocês! Preparados?
Com certeza vocês já viram na televisão ou na internet propagandas de produtos como o Centrum, o Day vit, o Daily formula, o Animal Pak e outros mais: eles são os chamados Multivitamínicos, dos quais vamos falar hoje!

Teoricamente, sabemos que sua função é complementar a alimentação, repondo vitaminas que não consumimos diariamente. E isto está correto! Mas é só isso? Qual a importância de repor essas vitaminas para a qualidade de vida, treinos e em caso de doenças?

Papel e caneta em mãos, pois tudo será esclarecido agora!!!

Bom, vamos começar pelo começo!

O QUE SÃO MULTIVITAMÍNICOS?


Multivitamínicos são suplementos que tem a função de complementar as vitaminas, minerais e demais substancias que não consumimos em nível adequado, geralmente devido à falta de tempo e má alimentação.

As vitaminas em especial são grandes catalisadoras de energia e possuem a função de manter o bom funcionamento do corpo. Não manter as doses necessárias de vitaminas pode acarretar em problemas físicos e doenças sanguíneas ou cardíacas.

Além disso, as vitaminas aumentam a velocidade nas reações químicas em nosso organismo. Já deu pra notar uma “pequena” importância por aí, não é?

As reações fazem parte de todas as funções corporais (principalmente cerebrais) e a falta de vitaminas no organismo diminui a velocidade e eficácia desses processos.

Obviamente, essas substâncias atuam melhor quando consumidas direto de suas fontes (vegetais, frutas, carnes, etc.), mas para pessoas sem tempo de manter uma alimentação regrada ou simplesmente sem disciplina alimentar (eu!), os Multivitamínicos caíram do céu!

BENEFÍCIOS DAS VITAMINAS


Além de em uma ação conjunta as vitaminas acelerarem as reações químicas no organismo, elas também possuem suas funções individuais:

Vitamina A – Melhora principalmente as funções da visão, saúde da mucosa, pele, unhas, cabelos, dentes e órgãos reprodutores. Sua carência causa problemas de visão e pele, entre outros.

Complexo B – Formado por várias vitaminas que se correlacionam para executar determinadas funções. Seu consumo na dosagem certa aumenta o desempenho das reações químicas no organismo e melhora o metabolismo.

Vitamina C – Atua na fortificação do sistema imunológico e equilíbrio no funcionamento de ossos, dentes, mucosa, ligamentos e artérias. Indicada aos atletas por inibir o catabolismo.

Vitamina E – Sua função é proteger o organismo de danos causados por espécies reativas de oxigênio, que atrapalham as células e tecidos.

Vitamina B5 – Atua no metabolismo de gorduras, proteínas e açucares. Sua carência causa fadigas, cãibras musculares e insônia.

É claro que existem muitas outras vitaminas, mas aqui estou citando apenas algumas das mais populares e importantes no consumo diário.

Levando em conta que a hiperdosagem de vitaminas e outras substâncias pode acarretar em problemas de fígado (já que o organismo não é capaz de sintetizar mais do que o necessário), é indicado sempre consultar um especialista para que lhe indique qual a melhor vitamina para o seu caso.

COMO FAZER USO DE MULTIVITAMÍNICOS


Há ainda muitas divergências entre a eficácia dos multivitamínicos, diz-se até que não cumpre tudo o que prometem, mas a opinião da maioria continua sendo a de que ele melhora muitas funções. Assim sendo, continuemos com as indicações!

Os Multivitamínicos podem ser usados em qualquer idade, sendo indicados principalmente a pessoas que não possuem boa alimentação, em especial as que já sofrem de alguma deficiência de nutrientes no organismo.

Os Multivitamínicos auxiliam nas debilidades imunológicas e são grandes aliados de quem pratica atividades físicas intensas, já que perdem mais nutrientes e possuem uma demanda maior.

No caso de gestantes, mulheres amamentando e crianças, o Multivitamínico deve ser indicado por um especialista.

Outro motivo importante para que seja feito o uso de Multivitamínicos é que há uma grande debilidade das fontes primárias (alimentos) devido ao uso de agrotóxicos e outros produtos químicos que debilitam os minerais naturais do solo.

Mesmo que os Multivitamínicos não sejam produzidos de forma natural, seu uso é extremamente importante para o complemento de substâncias. A dosagem é indicada na bula do Multivitamínico e geralmente é de um a dois comprimidos por dia, junto com as refeições.

Não há contra indicações, pois no caso de cápsulas, o organismo apenas absorve a quantidade necessária de cada nutriente!

Espero que o artigo tenha esclarecido algumas dúvidas.

Bons treinos e bom uso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário