Alimentos termogênicos são usualmente considerados queimadores de gordura corporal. São conhecidos por essa função devido ao aumento da temperatura do corpo e o acréscimo da taxa de metabolismo, tais características favorecem o emagrecimento.
A função termogênica não deve ser confundida com a solução exclusiva para perder peso, pois não é possível alcançar resultados satisfatórios com o corpo apenas com o consumo desses alimentos. Vamos dar algumas dicas do modo de preparo, além de listar os principais alimentos termogênicos e esclarecer alguns mitos que acabam confundindo o real objetivo de quem faz uso desses recursos.
Alimentos termogênicos - Tipos
É importante manter uma dieta equilibrada com vegetais, proteínas, carboidratos, fibras, ômega 3 e demais substâncias que o corpo demanda para funcionar de forma adequada. A inclusão de alimentos termogênicos no cardápio é muito significativa, pois além de ajudar no emagrecimento traz outros benefícios particulares que resultam em uma ótima qualidade de vida e saúde.
Os principais alimentos que possuem o efeito termogênico são:
Gengibre
Gengibre é uma raiz de importante participação na arte japonesa de cozinhar. Essa raiz tem boa influência na aceleração do metabolismo e ajuda no desgaste calórico. O gengibre também pode ser utilizado em carnes e chás.
Chá verde
Chá verde é feito a partir da planta Camellia sinensis, contém muitas substâncias benéficas a saúde e além de auxiliar no emagrecimento, reduz as chances de adquirir doenças como diabetes e hipertenção.. Em dietas um pouco mais agressivas, o chá pode ser substituído pela água. O seu consumo máximo permitido diário é de apenas 1 litro.
Vinagre de maça
Utilizado como tempero em pequenas doses diárias, o vinagre de maça possui componentes que são capazes de auxiliar na digestão de proteínas e gorduras, além de diminuir a sensação de fome.
Pimenta vermelha
A pimenta pode ser consumida diariamente, sem exageros. Apenas com o uso em pequena quantidade em forma de tempero, estimula o aumento do metabolismo.
Alimentos como o guaraná em pó, cacau e café também possuem efeitos termogênicos, entretanto são alimentos que exigem atenção ao consumir. Esses alimentos apresentam substâncias que viciam, logo se o consumo for feito em grande quantidade e frequência poderá ser prejudicial à saúde.
Alimentos termogênicos - Mitos
São tantos os benefícios explorados e exibidos pelos alimentos termogênicos que é interessante relatar que não é tão simples assim, portanto, não acredite que apenas consumir produtos que possuem efeitos termogênicos irão fazer você emagrecer, isso é mito.
Deve existir o equilíbrio na alimentação, o acréscimo de alimentos termogênicos é importante para a saúde como um todo, o acréscimo, não a exclusividade.
Antes de dormir, tais alimentos apenas atrapalharão o seu sono, por isso o recomendado é fazer o consumo durante o dia, junto das refeições ou antes da prática de exercícios.
Caso o usuário opte pela utilização de suplementos termogênicos, ao invés de alimentos naturais, é aconselhável passar por prescrição médica, pois as substâncias podem causar danos à saúde.
Se atente aos mitos e não espere milagres em seu corpo apenas acrescentando determinados alimentos em sua rotina alimentar, não é tão fácil, requer disciplina e mudanças de hábitos para emagrecer. Contudo os alimentos termogênicos possuem características particulares que inclusive garantem melhorias em outras funções do organismo, tal como melhora na circulação sanguínea, memória, frequência cardíaca, colesterol e outros.
Estude as opções de acordo com suas tolerâncias e faça bom proveito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário