domingo, 11 de maio de 2014

Derretendo a gordura com o HIIT



Provavelmente você já ouviu falar em HIIT, mas caso não tenha conhecimento sobre esse assunto não tem problema. Sugiro que leia este artigo, assim, conhecerá como é o treino, a duração dos exercícios, o que é fundamental para alcançar resultados significativos para o seu organismo e quais são os benefícios que essa modalidade pode oferecer para quem a utiliza. 

Você já viu alguém na sua academia correndo na esteira, desesperado, sem parar, todo suado parecendo que saiu de uma sauna?

Geralmente isso acontece quando pensamos em perder calorias, e a primeira coisa que vem na cabeça é a ideia de ter que ficar durante um longo tempo na bicicleta ergométrica ou na esteira para queimarmos calorias durante o exercício.

O que é o HIIT e como fazer para iniciar com o procedimento do exercício?


O treinamento intervalado de alta intensidade, ou seja, o HIIT que em inglês significa: (High-Intensity Intermittent Training), nada mais é do que estímulos que vão de uma intensidade alta a muito alta com recuperação curta, gerando um déficit na demanda de oxigênio para o nosso sistema aeróbio. Esse déficit de Oxigênio durante o HIIT resulta em um metabolismo acelerado que dura horas mesmo após o término da atividade, que chamamos de EPOC, sigla para (excess post excersise oxygen consumption) em inglês, ou em tradução livre, o consumo excessivo de oxigênio após o exercício. O HIIT pode ser feito em qualquer atividade, seja na bicicleta, na esteira correndo, no elíptico ou até mesmo com movimentos de saltos por exemplo.

Antes de mais nada, é fundamental que consulte um cardiologista antes de tentar praticar esse tipo de exercício, principalmente se você tem um estilo de vida sedentário. Correr por 30 segundos é BEM ARRISCADO para quem nunca fez isso antes.

Prestando atenção no indivíduo que pratica a modalidade, é possível perceber que o mesmo emagrece em pouquíssimo tempo e que seus músculos estão definidos, além de obter melhora na sua resistência aeróbica. Então você logo percebe que quer estes resultados também, pois precisa perder aqueles quilinhos indesejados que tem na barriga e seu objetivo é estar em forma. O treino foi feito para ser um dos melhores dentre outros que existem para a perda de gordura.

Entenda a seguir quais são as vantagens do HIIT e por que é tão eficaz para o emagrecimento.

• Favorece a Queima de Gordura Abdominal;

• Aumento da Capacidade de Oxidação de Gordura;

• Coração mais Saudável;

• Melhora a Sensibilidade à Insulina;

• Aumenta a Produção de Mitocôndrias;

• Promove um Estímulo Hormonal Favorável;

• Queima mais Gordura Comparado ao Treinamento de Resistência;

• Perca Peso e não Músculos;

Lembrete: A modalidade pode ser praticada de diversas maneiras e em qualquer lugar, até mesmo na sua casa com um par de tênis adequado.


Como fazer o HIIT?


Algumas sugestões de exercícios:

Durante o treino, você pode intercalar exercícios de baixa intensidade (caminhada leve) com uma intensidade moderada (caminha modera), Entre os exercícios, coloque uma prática de alta intensidade (corrida forte).

De que forma?

Faça uma caminhada leve para aquecer. Posteriormente, quando achar que está pronto, corra o mais rápido que puder e sempre controle sua respiração. Continue correndo por 1 minuto e depois volte a caminhar (de maneira moderada) por mais 2 minutos. Novamente corra mais 1 minuto.

Esse procedimento de corrida acelera o metabolismo, logo, a queima da gordura é mais rápida do que simplesmente só fazer uma caminhada. É mais aconselhável fazer um treino de HIIT durante 20 minutos ao invés de caminhar de forma leve por 40 minutos. Resultados maiores em pouco tempo!

Pode-se ainda aplicar essas dicas a outros exercícios, como por exemplo: agachamento, pular corda, bicicleta, esteira, etc. Caso não consiga aguentar por 1 minuto, diminua o tempo. Escolha o que for melhor para você. Respire, Descanse desde que não seja por muito tempo e dê o máximo de si nos exercícios altos.

Pratique seus treinos de forma consciente e tenha uma melhor qualidade de vida, ganhe seu condicionamento físico tão desejado com o HIIT.

Agora é com você!

Durante quanto tempo é aconselhável fazer o HIIT?


Por serem requisitados períodos de alta intensidade, ainda que, por curto espaço de tempo, este método de treino não deve ser praticado todos os dias pois pode influenciar negativamente no ganho de massa muscular assim como resultar em overtrainig.

O treino deve ser praticado no máximo 3 vezes por semana, e principalmente deve ser intercalado para que não coincida com exercícios de musculação. É importante dar um descanso de no mínimo 48 horas entre as sessões para que os músculos se recuperem antes fazer um novo treino de alta intensidade.

Em suma, o HIIT é um excelente exercício para quem deseja perder gordura e preservar a massa muscular, mas deve ser praticado de forma moderada, pois trabalha muito o corpo e faz isso de um modo bastante intensivo. Para evitar o risco de lesões, consulte um cardiologista pra que você possa ver se tem condições de fazer o treino. Otimize seu tempo de exercícios sempre intercalando para que não coincida com a musculação. Dessa forma, fale com um professor a respeito para que o mesmo organize seus treinos a suas atividades semanais, e assim, você possa obter resultados satisfatórios para a sua saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário