terça-feira, 20 de maio de 2014

Emagrecendo com L-carnitina



Olá atletas e leitores queridos! Como estão? Espero que todos tenham tido um ótimo carnaval e aproveitado a breve pausa nos treinos e dietas!

E já que estamos de volta à rotina e, provavelmente, loucos para nos livrar daqueles quilinhos que magicamente apareceram na balança nesta ultima semana, aqui vai uma ótima e pouco conhecida aliada para alcançar aquele corpo ideal com mais eficácia!

A grande estrela de hoje é a L-carnitina! Substância que está naturalmente em nossos corpos e alimentos e nos ajuda mais do que podemos imaginar quando o assunto é boa forma. Tudo o que precisamos para alcançar nossos objetivos está dentro de nós, é necessário apenas um pequeno empurrãozinho e, acreditem, a L-carnitina é um grande empurrão! Vamos conhecê-la!

O QUE É L-CARNITINA?


A L-carnitina, como citado anteriormente, é uma substância naturalmente produzida pelo corpo. Ela se forma nos rins e fígado e é armazenada pelos músculos. Ela auxilia na transformação de gordura em energia muscular. Na prática, a L-carnitina realiza o transporte da gordura e seus derivados para a mitocôndria, onde sofrem um processo de oxidação e se transformam em energia.


É sintetizada no organismo através dos aminoácidos Lisina e Metionina, com ação conjunta de Niacina, vitaminas B6 e C e ferro.

A L-Carnitina é altamente recomendada para pessoas que sofrem de doenças cardiovasculares, colesterol, hipotireoidismo, cirrose e outras doenças similares, já que elas diminuem os níveis da substância no corpo. A L-carnitina é naturalmente consumida quando ingerimos proteína animal, como a carne vermelha, principalmente a carne de carneiro (78 mg a cada 100g de carne), produtos derivados do leite e certas espécies de peixes e vegetais.

Por ser uma proteína principalmente encontrada na carne, grupos como os vegetarianos não ingerem uma dosagem adequada de L-carnitina e de outras várias proteínas da carne, que, para quem leva uma vida agitada, são fundamentais. Mas não apenas quem opta por uma alimentação verde tem carência dessas substâncias. Com as rotinas de trabalho e a correria do dia-a-dia criamos uma deficiência alimentar e, consequentemente, de proteínas. Nesses casos entram o consumo de proteínas em diversas formas, de cápsulas à shakes, de acordo com a disponibilidade de cada um!

BENEFÍCIOS DA L-CARNITINA


A L-carnitina traz benefícios e resultados mais eficazes:

Quando utilizada por atletas, contribuindo no aumento de rendimento físico. Quando consumida em uma rotina de treinos, estimula ainda mais a queima de gordura e também o fortalecimento do sistema imunológico.

A L-carnitina diminui a sensação de fadiga e a exaustão muscular pós-treino.

É importante considerar, ainda, que a eficácia da L-carnitina foi comprovada cientificamente em treinos de alta intensidade, principalmente musculação. Em treinos aeróbios, considerados mais “leves” pode agir com a mesma eficácia, mas não trazendo resultados tão rápidos.

Em alguns casos, auxilia o desenvolvimento de faculdades mentais e a diminuição dos níveis de colesterol e triglicerídeos.

Quando aliada a uma alimentação saudável a L-carnitina gera aumento de energia e acelera a queima de gordura, isto porque possui mais gordura enérgica do que outros carboidratos e proteínas e age de forma mais rápida no organismo

Além disso, a L-carnitina :

- Auxilia no aumento de massa muscular e da resistência cardiovascular, isto graças à eficácia enérgica das gorduras presentes na substância. Quando o corpo aprende a queimar gorduras de forma eficaz, a L-carnitina torna-se uma fonte quase inesgotável para esforços de longa-duração.

- Possui ação anti-oxidante.

- Aumenta a resistência dos ossos; já substância auxilia no aumento da Osteocalcina, proteína não-colagenosa encontrada nos ossos que inibe sua formação.

USO DA L-CARNITINA


Depois de uma extensa lista de benefícios é difícil não querer testar a L-carnitina, não é?

Aqui vão algumas dicas de consumo eficaz da substância:

- Já que a quantidade ingerida no dia-a-dia dificilmente é a indicada, existem opções de suplementos alimentares em cápsulas, líquidos e formulas compostas por misturas de L-carnitina e chá verde ou CLA (neste caso, contribuindo para a eliminação de gordura acumulada).

- Se o seu intuito é emagrecer / aumentar a imunidade, a dosagem máxima indicada por dia é de 500mg inicialmente. Após um período de adaptação, a dosagem diária pode chegar a 2g ao dia.

- Não há contra-indicações no uso da L-Carnitina, pois ela não é uma substância tóxica. A maioria dos adultos consome cerca de 50mg por dia em uma dieta balanceada, o que não é considerado suficiente.

- Importante: A L-Carnitina deve ser ingerida pela manhã e em jejum! Já que possui efeito estimulante, seu uso fora de hora pode causar insônia e ansiedade. NÃO CONSUMIR À NOITE!

Espero ter esclarecido as principais dúvidas sobre a L-carnitina, seu uso e seus efeitos!

Infelizmente a L-carnitina ainda não é muito popular em sua fórmula solo no Brasil, o que torna a procura um pouco mais difícil e os preços um pouco mais altos. Mas mesmo assim, vale muito à pena experimentar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário