sábado, 28 de maio de 2016

BCAA: dicas e como tomar



A sigla BCAA corresponde aos termos em inglês: “Branch Chain Amino Acids” que, em tradução literal significa “aminoácidos de cadeia ramificada”. A principal composição deste suplemento se dá com três aminoácidos que o corpo não é capaz de produzir, são eles: L-Valina, L-Leucina e L-Isoleucina.

A seguir, daremos dicas de como tomar BCAA antes e depois das atividades físicas, quais as dosagens mais utilizadas e aconselhadas pelos especialistas e quais as diferenças essências do BCAA em relação aos outros suplementos ricos em aminoácidos.



Antes e depois da atividade física


O BCAA deve ser ingerido antes do treino de musculação, ou da prática de outros tipos de exercícios físicos. Ele proporciona um ganho de energia a medida em que nutre o corpo e aumenta o desempenho durante a prática dos exercícios físicos.

Também é aconselhável que o BCAA seja ingerido após a prática da atividade física, causando, neste sentido, a interrupção do catabolismo gerado pela atividade, ou seja, diminui a perda de massa muscular causada pelo esforço físico.

Portanto, o ideal é que o BCAA seja ingerido antes e depois da atividade física, para que consiga realizar um trabalho completo no organismo da pessoa. Além disso, também pode ser aconselhável que seja ingerido ao longo do dia, se a necessidade essencial da pessoa for interromper a perda de tecido muscular.



Quantidade de BCAA


Embora seja mais comum a utilização de 4 a 8 gramas de BCAA por dosagem, quantidades menores ou maiores também surtem efeito, sendo que a quantia a ser ingerida varia de acordo com o seu porte físico (peso corporal), a marca do BCAA e, principalmente, a sua necessidade e expectativa ao ingerir a substância.



Vantagens do BCAA


Uma grande vantagem do BCAA em relação aos outros suplementos, diz respeito a como ele age no organismo a partir do momento em que é ingerido. Ao contrário da maioria dos outros nutrientes, o BCAA é metabolizado diretamente nos músculos do corpo humano, ao invés de ser no fígado.

Com isso, permite que os blocos proteicos formados pelos aminoácidos nos músculos desempenhem um papel ainda mais fundamental na geração de energia e de massa muscular saudável.

Testes recentes com BCAA apontam que a utilização desta substância pode representar em um ganho de até 32% na construção e na fortificação dos músculos. Assim, afirma-se que o BCAA trata-se de um suplemento muito recomendável àquelas pessoas que necessitem obter um rápido ganho de massa muscular.

Cabe-se apontar que pelo fato de o BCAA ser um suplemento, ele apresenta riscos quase inexistentes à saúde dos atletas e a sua utilização não apresenta efeitos colaterais prejudiciais.

Tendo em vista tudo o que foi exposto, o BCAA apresenta-se como uma opção de suplemento aliado dos atletas que desejam evitar a perda de massa corporal ao mesmo tempo em que buscam um desenvolvimento pleno das atividades físicas de modo a atingir o corpo ideal e a força muscular almejada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário