sábado, 28 de maio de 2016

Maltodextrina: características, efeitos e como tomar



A maltodextrina é um complexo de carboidratos que proporciona mais energia e vigor para a prática de atividades físicas, além disso, ela ainda oferece a possibilidade da mais rápida recuperação dos tecidos musculares após as sessões de treinamento.

Deve-se reconhecer que os carboidratos são as principais fontes de energia do corpo humano, representando em média 60% das calorias ingeridas no dia em uma dieta saudável, então, pelo fato de a maltodextrina ser um complexo de carboidratos, afirma-se que ela pode ser a grande responsável por proporcionar boa parte da energia necessária para a prática de atividades físicas.

É o complexo de carboidratos ideal para praticantes de atividades físicas como a musculação. A correta ingestão desta substância permite que as proteínas e os aminoácidos cumpram uma de suas funções primordiais, que é a formação de massa muscular. Com isso, aliando a maltodextrina, rica em carboidratos, à albumina, por exemplo, que é rica em proteínas, se tem a certeza de que o corpo vai estar muito bem nutrido para o desenvolvimento da força muscular e do fortalecimento dos tecidos musculares.

Atualmente, o mercado conta com diversas marcas de maltodextrina que são comercializadas em diversos sabores, entre os quais, estão: uva, açaí, guaraná, laranja, limão e tangerina.


Como tomar maltodextrina


A maltodextrina apresenta uma lenta e gradativa absorção pelo organismo, liberando lentamente a glicose no sangue e fornecendo a energia necessária para a prática de atividades físicas aos poucos no organismo.

Em relação à dosagem de maltodextrina, cabe-se apontar que ela deve estar diretamente relacionada a proporção corporal, mas em geral pode ser tomada uma a duas vezes por dia, sendo doses de até quatro colheres de sopa misturadas a um copo de 250 ml com a bebida de sua preferência (água, leite, suco, etc.).

Quanto ao momento de ingerir a maltodextrina, o mais recomendável é que seja bem antes da realização de alguma atividade física, mas também pode ser tomada depois de tê-la realizado, a fim de que o corpo reponha a energia gasta com o esforço. Além disso, a forma de se tomar varia de acordo com os outros nutrientes que se ingere e, principalmente, em relação ao que se espera ao ingeri-la, mas deve-se sempre reconhecer que ela tem uma lenta absorção pelo organismo.

Por fim, o consumo de maltodextrina é muito mais eficaz se esta substância estiver aliada a suplementos proteicos, como a Whey Protein, o BCAA, a albumina, entre tantos outros disponíveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário