O cotidiano agitado e estressante impede que as pessoas se alimentem com todos os nutrientes necessários para o correto funcionamento do organismo, tal situação causa ainda mais danos a saúde. Para reduzir esse problema, é comum a utilização de suplementos para suprir a necessidade do corpo com os nutrientes corretos. O BCAA dispõe dos “aminoácidos essenciais”, são aminoácidos que o corpo não produz e que devem ser adquiridos a partir da alimentação básica ou da suplementação.
Utilizado para complementar a alimentação, o BCAA deve ser usado antes do treino para melhoria do desempenho e também após o treino, com o objetivo de diminuir o processo catabólico causado pela necessidade do corpo em recuperar as energias gastas durante as atividades físicas.
Separamos algumas informações para você decidir se quer ou não fazer uso do BCAA em sua rotina de atividades. Acompanhe!
BCAA: Pra que usar?
O processo padrão de ganho de massa muscular é árduo e pode demorar, requer disciplina e muitas vezes paciência, principalmente para quem está iniciando seus treinos agora, se não tomar gosto pela atividade, acabará deixando-a de lado, ou seja, não a tratará como prioridade na rotina.
O BCAA anima quem está naqueles dias de treinos pesados e poderia desistir de malhar devido a resultados em ritmo lento, por isso é um produto importante para auxiliar o corpo na conquista de músculos e definição. O alívio da dor causada pelo esforço físico durante e após as atividades é um papel importante do BCAA, pois sentindo menos dor, há mais força e ânimo para seguir em frente e enfrentar a academia.
O BCAA dispõe dos 3 aminoácidos que irão ajudar o corpo a não perder o desempenho das atividades, são eles: Leucina, Isoleucina e Valina. Esses aminoácidos podem ser utilizados junto a outros suplementos para aprimorar ainda mais o ganho de massa muscular, tal como a combinação de BCAA com Whey.
BCAA: Benefícios
Suplementos quando bem utilizados não causam problemas a saúde, a não ser que exista a tolerância a algum dos componentes, entretanto os aminoácidos podem ser encontrados em menor escala em alimentos que geralmente são consumidos na maioria dos dias, então qualquer sintoma que apresente, será mínimo. Consulte seu médico para tranquilizar-se.
Dentre os benefícios do BCCA temos:
- Redução do tempo de recuperação após exercício;
- Aumento da resistência muscular;
- Redução da fadiga;
- Preservação de glicogênio muscular;
- Fonte de energia para todos os tecidos.
Os benefícios por si só são específicos para que o corpo tenha um melhor rendimento durante e após as atividades físicas, com a função de aumentar a síntese de proteínas e diminuir a degradação do corpo como um todo, o BCAA faz um papel muito importante para quem quer ficar forte sem prejudicar a saúde.
Emagrecer não é o objetivo do BCAA, entretanto o uso desse suplemento acompanhado de boa alimentação e um treino com disciplina será muito eficaz para perder alguns quilinhos.
BCAA: Faz mal?
Em todo uso de medicamento, por menos impactante que possa ser para o organismo, é importante que exista o acompanhamento de um profissional da área, neste caso, pode ser um personal trainer, nutricionista ou algum médico que tenha conhecimento de seus limites quanto à saúde.
A dose recomendada por especialistas é de 5 a 20 gramas diárias e existem 3 tipos: Cápsulas, em pó e líquido, consulte as instruções do produto e não ultrapasse o limite.
Caso consumido de maneira exagerada ou sem praticar exercício físico, seja esportes em geral ou malhação, os aminoácidos podem ter um efeito reverso, ao invés de definir e emagrecer, o produto irá transformar toda essa energia em gordura. Além da gordura, o excesso pode causar irritação gastrointestinal.
BCAA: Preço, tipos e marcas
Marca - Se atente às melhores marcas de BCAA, os preços irão corresponder à marca e ao tipo do produto, as mais conhecidas e usadas do mercado são:
- Optimun
- Universal
- Probiótica
As duas primeiras, Optimun e Universal, são marcas importadas, bastante conhecidas não só em seu país de origem, mas por todo o mundo, pois fornecem os principais produtos para treinos intensos. Já como marca nacional, a Probiótica é bastante procurada, também oferece produtos dos mais diferentes segmentos para auxiliar na musculação, entretanto é considerada um pouco menos eficaz do que as marcas importadas, mas é bem vista nos padrões da ANVISA além de ser mais acessível.
Tipos - Os tipos vão corresponder com a necessidade, gosto e valores, a quantidade consumida deverá ser a mesma e os resultados são semelhantes, fica sob critério do praticante em escolher qual será o tipo escolhido.
Cápsulas - As cápsulas são o tipo mais utilizado devido à facilidade de consumo, não tem gosto, são rápidas e devem ser consumidas com água para facilitar a ingestão.
Pó - Com sabores, o BCCA em pó é a opção mais barata. Para tomar basta dissolvê-lo em algum líquido de sua preferência, tal como café, leite ou água.
Líquido - Maior absorção e velocidade, entretanto acaba mais rápido e é mais difícil de encontrar, por essa razão é a opção mais cara e menos viável.
Preço -Tenha em vista fontes de confiança para adquirir suplementos e pesquise o preço antes de comprar, pois o valor pode variar de uma loja para outra.
Obs: os preços abaixo podem estar desatualizados quando você ler este artigo.
- Um pote de 60 cápsulas da Optimum está por volta de 40 reais.
- Um pote de 250 gramas em pó da Universal está por volta de 100 reais.
- Um pote de 120 cápsulas da Probiótica está por volta de 100 reais
No mundo da musculação a opinião fica dividida entre usar ou não usar o BCAA. As duvidas vem a tona devido ao fato de que em outros produtos, tal como o Whey Protein, existe uma determinada quantidade de aminoácidos essenciais que talvez supriria a necessidade de acrescentar o BCAA, entretanto existe diferença entre o Whey e o BCAA, e a junção desses dois produtos é o ideal para diminuir as dores provocadas pelo treino e claro, para aprimorar o desempenho do corpo como um todo.
Analise sua necessidade e adquira os suplementos adequados para ganhar massa muscular.
Faça uma combinação suplementar que tenha duração de cerca de 30 dias, pois é inviável ter produtos que acabam em 5 ou 10 dias, tendo desta forma, a necessidade de adquirir um novo produto, fazendo com que se gaste mais tempo e até mesmo dinheiro. Cuide de sua saúde e cresça de forma objetiva.
Leia Mais…